Tecnologia
Prevenção de Incrustações
Tratamento Convencional
O tratamento convencional para abrandamento da dureza consiste basicamente no uso de fosfatos, álcalis, colóides e dispersantes.
Tratamento Com Quelatos
O Tratamento à base de quelatos difere do tratamento convencional para prevenção de incrustações nos tubos da caldeira. Este tipo de tratamento visa complexar os íons cálcio e magnésio e não precipitar como no tratamento convencional, formando compostos solúveis e impassíveis de sofrer incrustações nas condições de operação.
Tratamento com Polímeros
O tratamento à base de polímeros foi desenvolvido para tratar águas de caldeiras de baixa e media pressão. Os polímeros são usados como inibidores de incrustação e dispersantes, possuem uma atuação diferenciada dos quelatos, pois não seqüestram os íons cálcio e magnésio presentes na água.
Tratamento
Conjugado
O tratamento químico é dito Conjugado quando usa-se um quelato ou fosfato junto com polímeros na água da caldeira. A concentração e o tipo de composto químico a ser usado dependerá do problema verificado na caldeira, pois o tratamento conjugado geralmente é utilizado quando o método anterior não demonstrou eficiência.
(54) 3227.1232
Rua Honorato Bazei, 100 - Distrito Industrial Desvio Rizzo
CEP 95112-140 - Caxias do Sul - RS